Tânia Dinis
Tânia Dinis, 1983. Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas FBAUP, 2015.
O seu trabalho Imaginário familiar - linha de tempo parte de um trabalho de pesquisa e criação, sobre intimidade, arquivo de família, documento, relação tempo-imagem-memória-sonho, a qual está em constante desenvolvimento e atravessa diversas perspetivas e campos artísticos, como o da fotografia, o da performance, o do cinema. Esta pesquisa, começa por investigar e recolher imagens, pessoais ou não, assim como outros dispositivos: filmes, cartas, diapositivos, fotografias, objetos - para depois serem reunidos em experimentos artísticos, reorganizados, revisitados e manipulados pela montagem, implementando colagens e fragmentos sonoros, construindo pequenas narrativas, num exercício de confrontação da imagem e/com o som, da exploração da ideia de imagem como uma experiência da efemeridade do tempo e da memória, recorrendo também, a outros registos de imagem real.
Salienta, entre os seus filmes, Lurdes 2021, prémio Incentivo no FUSO, Não são favas, são feijocas 2013, premiada em vários festivais de cinema, Laura 2017 prémio de melhor curta-metragem no Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo e Armindo e a Câmara Escura. Realizadora selecionada no SANGUE NOVO 22º - Festival de cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, 2019.
Artista selecionada para ARTISTA NO CENTRO 2020/2021 pela Oficina - Guimarães. Foi uma das vencedoras do Open Call dos Laboratórios de verão na GNRATION.
Integrou diversas exposições coletivas. Artista convidada pela Solar - Galeria de Arte Cinemática, do Festival de Curtas metragens de Vila do Conde, para residência artística e exposição na programação ANIMAR 16, 2021. Uma das vencedoras das BOLSAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, da Câmara Municipal de Setúbal, nas instalações d'A Gráfica - Centro de Criação Artística. 2021/2022 Álbuns de Guerra, co-criação com Catarina Laranjeiro, co-produção Teatro Oficina e Associação Cultural Tenda de Saias - Apoio da Fundação Gulbenkian, Linha de Tempo, apoio Fundo Fomento Cultural e Co-produção Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts, GNRATION, Fragmentos de Memória, Festival LOBBY Produção da MalaVoadora, 2021, Viajar no Tempo dos Outros - Castro Laboreiro - Festival de INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS de Melgaço.
Está representada na coleção de arte contemporânea do Município do Porto.